Project Description

Alta produtividade E desempenho para o seu negócio

ÍNDICES DE RENDIMENTO

O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e 70% da energia  utilizada na indústria  é consumida por motores elétricos. Como iniciativa para redução do consumo de energia, em 2009 entrou em vigor a portaria nº 553, que estabelece níveis mínimos de rendimentos para motores elétricos de indução trifásicos.

Em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3. Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento.

Em agosto de 2019 entrará em vigor a nova lei, que determina o nível mínimo de rendimento em IR3 (faixa de potência de 0,16    a 500 cv, de 2 a 8 polos), válido para todos os motores comercializados, sejam novos ou usados.

Com essa definição, o Brasil passa a ser um dos pioneiros na adoção de um nível mínimo de rendimento para motores trifásicos fracionários, junto a países como os Estados Unidos e Canadá.

Porém, apesar de positivas, as exigências não abrangem os equipamentos já instalados e sem previsão de substituição. Asso- ciado ao fato do parque industrial nacional ter em média 17 anos (fonte: ABRAMAN), a modernização de sistemas de energia elétrica industriais permite até 60% de redução de consumo com ações de eficiência energética de rápida implementação.

APLICABILIDADES

Os sistemas de bombeamento são utilizados nos mais diversos segmentos e aplicações para transportar diferentes tipos de fluidos desde água a produtos químicos. A solução consiste na aplicação do motor de alta eficiência com inversor, para controle da vazão e/ou pressão.

Devido ao fato das bombas centrífugas possuírem curva parabólica, pequenas reduções na rotação do motor de alta eficiência proporcionam grandes reduções do consumo.

Uma vez que os grãos são estocados no silo a qualidade deles começa a decair proporcionalmente ao tempo e às condições em que são armazenados. Para manter a qualidade inicial dos grãos, se faz necessária a aeração do produto, onde muitas vezes a ventilação excede a real necessidade.

A aplicação desta Solução de Armazenagem de Grãos, interligada ao controlador de aeração, permite que o sistema se ajuste a qualquer tipo de grão, promovendo a correta taxa de aeração de cada produto, mantendo a temperatura homogênea em toda a massa e permitindo uma alta economia de energia.

A Torre de Resfriamento é um equipamento para resfriamento da água usada em processos diversos, seja para sistemas de ar condicionado ou processos industriais. A variação das condições que cercam sua operação permite a automação do sistema, bastante acessível a qualquer aplicação e com grande redução dos custos operacionais.

Unidades hidráulicas podem ser entendidas como diversos equipamentos como reservatório de óleo, bombas de desloca­ mento, válvulas direcionais, válvulas de retenção, atuadores, dentre outros.

A solução de eficiência energética para unidades hidráulicas permite que o motor e a bomba ajustem a rotação conforme a real necessidade da máquina, resultando em economia de energia nos momentos onde o conjunto apenas recircula o fluido hidráulico devido à característica do processo.

Extrusoras de plástico são equipamentos cuja finalidade é a conformação de polímeros (plásticos) em formatos desejados, de acordo com a matriz aplicada.

O diferencial desta solução, além da economia de energia, é a expressiva redução nos custos com manutenção, uma vez que dispensa as frequentes manutenções preventivas e corretivas, além dos altos custos nas reparações quando substitui os motores de corrente contínua.

Muitos processos industriais geram partículas ou gases poluentes que interferem na qualidade do ambiente, do produto e até mesmo na segurança dos trabalhadores. O filtro de mangas serve para solucionar este problema tão comum na indústria. Através de captores o ar é aspirado e então conduzido para o sistema de filtração, onde os particulados ficam retidos nos elementos filtrantes e o ar é devolvido à atmosfera em conformidade com as legislações ambientais.